O colágeno é uma proteína que consiste em três cadeias alfa polipeptídicas associadas. Essas cadeias são conectadas por ligações de hidrogênio entre hidroxilisina e hidroxiprolina e ligações covalentes.
Uma cadeia alfa consiste em 1055 aminoácidos. Pode ser combinado de maneiras diferentes, deve-se falar estritamente sobre colágenos no blog da Saúde o Livre.
Cada tipo tem sua própria estrutura e é encontrado em órgãos particulares.
Por exemplo, o tipo I está envolvido na formação da pele, tendões, ossos e córnea, enquanto o Tipo III é encontrado no sistema cardiovascular.
O que é isso
O colágeno nativo é um tipo de colágeno não desnaturado, pertencente principalmente ao segundo tipo.
Às vezes é chamado de UC-II®, que é um extrato patenteado obtido a partir de esterno de frango e contém 25% de colágeno tipo II não desnaturado 1.
- Tipo 1: Pode ser encontrado na pele, tendões, ligamentos, órgãos, ossos e trato digestivo;
- Tipo 2: Atua principalmente no nível da cartilagem. É também um dos constituintes do humor envidraçado (gel transparente dentro do olho);
- Tipo 3: Muito presente na pele, órgãos e vasos sanguíneos, muitas vezes está associado ao tipo 1;
- Tipo 4: é um componente importante do envelope de nossos órgãos internos;
- Tipo 5: é encontrado em tecidos intersticiais (vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos).
A integração com o colágeno tipo 2 nativo é incentivada para benefícios presumidos nas articulações e cartilagens.
Após a ingestão, antígenos de colágeno tipo II nativos parecem interagir com as placas de Peyer no tecido linfóide associado ao intestino, fazendo com que a crise inflamatória interrompa a cartilagem articular segundo a própria Manuela Jobst.
Colágeno Tipo 1 vs 2
Esta é a proteína estrutural mais abundante encontrada no corpo de mamíferos, representando cerca de 25% da proteína total.
É uma proteína fibrosa insolúvel que dá flexibilidade e força à pele, unhas, músculos, articulações e ossos do corpo.
O colágeno existe em 16 tipos diferentes e os tipos mais abundantes são os tipos 1, 2 e 3. A hélice tripla consiste em três cadeias polipeptídicas sequenciadas com repetições de aminoácidos Gly-X-Y.
O tipo 1 é o tipo mais abundante no corpo e é encontrado na pele, tendões, ligaduras vasculares, órgãos e ossos. O tipo 2 é o principal colágeno na cartilagem.
Colágeno tipo II
O tipo II é encontrado principalmente na cartilagem articular, ou seja, em 4 articulações.
É por isso que algumas pessoas tomam suplementos dietéticos de colágeno tipo 2 para apoiar a saúde das articulações e combater a osteoartrite leve nos estágios iniciais, o que retarda sua progressão.
A osteoartrite (osteoartrite) é uma doença degenerativa das articulações, caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, na maioria das vezes nos joelhos e quadris. Isso pode levar a inflamação, rigidez, dor e redução na função da articulação afetada 5.
Ele está disponível na forma de:
- Os mecanismos de ação desses produtos parecem ser diferentes.
Os produtos de degradação do colágeno tipo 2 na urina estão relacionados à progressão das lesões articulares na osteoartrite 5. Visite nosso site: olivre.com.br/saude/ para saber mais e se manter informado!